quarta-feira, 15 de junho de 2011

PERSONALIDADE CRUZALMENSE – Os irmãos Sena formam a Banda Acarajé com Camarão


Em 1990, os irmãos Betinho, Maurício, Murilo e Carol Sena Campos cursavam o científico em Cruz das Almas quando criaram um conjunto musical denominado BANDA GRIFF, com instrumentos emprestados e ensaios semanais no teatro da Faculdade de Agronomia da UFBA onde seu avô materno e pais foram professores.
Herdaram o dom da música dos bisavós. Sua progenitora, musicista, ensinou-lhes violão e piano.
O conjunto tocava em Mostras de Som, Casas de Cultura e Colégios. Formaturas, festas populares e Exposições Agro-Pecuárias vieram em seguida. Era uma Banda baile, e durante 8 anos dedilhou os mais variados ritmos, percorrendo mais de uma centena de municípios baianos e outros tantos fora do Estado. Mantinha diversos repertórios a fim de atender qualquer tipo de festa. Em Cruz das Almas, durante festejos carnavalescos montaram o Bloco Griff.
A banda dividiu o palco com artistas de renome como Elba Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos, Daniela Mercury, Leonardo, Daniel, Flávio José e outros. Participou de muitos Ensaios promovidos por emissoras de Rádio e TV, na capital e interior.
Por um rápido período, a cantora Meyre Kal, foi convidada para também integrar os vocais da Banda Griff, ficando naquela época a Griff com Maurício Sena, Carol Sena e Meyre Kal como vozes principais. Em, pouco tempo Meyre foi convidada para integrar a Banda Estrelar, e deixou a Banda Griff.

Banda Griff tocando no trio elétrico, na década de 90 no aniversário de Cruz das Almas(Ba), hoje eles são a banda Acarajé com Camarão.

Em 1999, a Produtora Musical Perto da Selva, que produzia Araketu, Eva e outras Bandas, assumiu o trabalho e mudou o nome GRIFF para “Acarajé com Camarão”. A partir daí a Banda adotou o ritmo do forró para compor o seu novo repertório.
Assinou contrato com a Gravadora Sony Music que lançou o seu primeiro CD, a nível nacional.

O segundo CD foi lançado com 9 músicas inéditas de autoria dos irmãos gêmeos Maurício e Murilo Sena Campos, e o terceiro CD gravado, ao vivo, em Vitória da Conquista.
Participou de Coletâneas do “Forró da Lua”, importante trabalho, na época, para o cenário musical baiano, e de outras lançadas pela Sony a nível nacional.
Apresentou-se no Arraia da Capitá, em Salvador, e foi reconhecida pela imprensa soteropolitana como “Banda Revelação de Forró 99”.
Em 2000 foi aos Estados Unidos fazendo shows em New Jersey, sendo reconhecida pelos jornais e TVs locais como “Furacão da Bahia” e “Super Banda Baiana de Forró”.
Retornando ao Brasil participou de Programas nacionais como: Domingão do Faustão, Gilberto Barros (Leão), Gugu, Raul Gil, Ratinho, Eliana, Carla Perez, Vídeo Show, Olga Bongiovanni, TV Educadora, TV Gazeta e tantos outros.
Representou a Bahia no Festival Gastronômico, durante 5 dias, realizado no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro, cuja propaganda também foi feita através do Programa Sem Censura na TVE.
Foi destaque em revistas como: Carnafolia, Exclusiva que apresentam momentos importantes da cultura musical da Bahia.
Realizou Ensaios semanais em importantes Casas de Show em Salvador como: Rock in Rio, Satélite, Casquinha de Siri, Banana´s, Coliseu do Forró, OkaBier, dentre outras.
Em 2008 a Banda gravou o seu primeiro DVD e o sexto CD, ao vivo, em Cruz das Almas, com as participações de convidados como Adelmário Coelho, Léo Macedo (Estakazero) e o grande guitarrista Robertinho Lago ( ex Tapajós).
Em 2009 recebeu da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas uma Moção de Aplausos, Congratulação e Reconhecimento pela dedicação à música e propaganda dessa cidade até o exterior.
Recebeu homenagens, como destaque, da RBR (Rede Baiana de Rádio), da Prefeitura de Cruz das Almas e da Rádio Santa Cruz FM, e o apoio incondicional dos fãs espalhados por este Brasil a fora.
Atualmente a Banda é composta por: Carol (vocal), Maurício (vocal), Murilo (teclado), Betinho (empresário, líder e zabumba), um sanfoneiro, um guitarrista, um contrabaixista, um baterista, um percussionista, duas backing-vocals e 4 dançarinos.
Os proprietários, os irmãos Sena Campos além de trabalharem como músicos, têm formação Superior com Especialização, Mestrado e Pós-Graduação nas áreas de Agronomia, Musicoterapia e Psicologia Organizacional aonde desenvolvem trabalhos paralelos.
Em entrevista na TV Bahia recentimente, eles falaram que está vindo aí a gravação do novo DVD da banda, vamos aguardar!

Carol e Murilo – Acarajé com Camarão no antigo Clube Espanhol de Salvador-Ba

Sexta, dia 17/06, o último ensaio da banda Acarajé com Camarão pode ser visto no Boteco de Vilas, em Vilas do Atlântico (Lauro de Freitas – Ba).

E a agenda da banda para o São João 2011 na Bahia é esta:

23/06 – Valente / Barrocas
24/06 - Lauro de Freitas / Santo Amaro
25/06 – Dom Macedo Costa / Cruz das Almas
26/06 - Ilhéus / Una
28/06 - Muritiba
02/07 – Serrinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário