Postagem em destaque

História e Vida

Mary Lêda Barreto Caldas Silveira, conhecida artisticamente como Meyre Kal, é uma cantora, locutora, produtora artística e cultural, nascid...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PERSONALIDADE CRUZALMENSE – Bruno Silva é: Sarapatel com Pimenta!



No início da década de noventa, em Cruz das Almas, Bahia, engenheiros agrônomos amigos, aficionados pela cultura regional (música, dança, culinária, etc.,) reuniam-se periodicamente em celebração aos bons momentos que a vida proporciona tocando xotes, baiões, cocos, xaxados, e demais estilos musicais que costumam alegrar as nossas noites nordestinas. A denominação da banda surgiu quando esse grupo de amigos comia um delicioso sarapatel (Iguaria típica da região), bem apimentado, durante uma tocada, e alguém sugeriu que fosse criado um nome que os identificasse. Assim foi batizado de Sarapatel com Pimenta até então uma brincadeira (1994).
Àquela época o Sarapatel com Pimenta contava com Zé Moraes como um dos vocalistas do grupo. Zé, professor e agrônomo de renome na cidade, posteriormente veio a ser vereador em Cruz das Almas e deixou o grupo. Os que frequentavam o famoso Bar do Um Real com certeza lembram-se bem dessa época. O sucesso foi tanto que o grupo de forró precisou ampliar sua estrutura e veio a tornar-se uma banda. Bruno Silva assumiu os vocais principais da banda, tendo em vista que desde o início participava das “reuniões de forró” com os seus amigos. E, a agora banda Sarapatel com Pimenta, por alguns momentos contou com algumas vozes femininas ao lado da voz de Bruno, entre estas vozes destacamos a cantora Cíntia (hoje com um trabalho gospel muito bem elogiado), que no período de licença maternidade foi substituída por Meyre Kal.

A cantora Cíntia no Arraiá do Larajá de Cruz, cantando na Banda Sarapatel Com Pimenta ao lado de Claudinho do Acordeon.


A cantora Meyre Kal e Bruno Silva dividindo o palco do Cruz das Almas Clube na década de 90
Bruno Silva, que nasceu em Cruz das Almas, sempre nutriu certo fascínio pelas obras de Luiz Gonzaga, Mestre Lindú, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. Este jovem cantor é neto do saudoso Benedito Vermelho, um dos “químicos” locais, pioneiro na confecção de “espadas” - artefatos pirotécnicos indispensáveis nas festas juninas cruzalmenses.
Sarapatel com Pimenta dividiu os palcos com astros da música brasileira como Elba Ramalho, Leandro e Leonardo, Flávio José, Zé Ramalho e outros. Bruno destaca-se pelo carinho e responsabilidade com que encara a nossa música, e assim, estudou, aprimorou-se, estreitou laços de amizade com velhos mestres do estilo como o pernambucano Félix Porfírio.
Com cerca de 10 trabalhos gravados entre registros ao vivo e em estúdio, em 2011 a banda lança o CD intitulado “Vento Solidão” e apresenta regravações e canções inéditas. Além de Bruno, o Sarapatel com Pimenta conta com grandes músicos como Romero na sanfona, Sid Bemtivi no baixo, Léo Nariga na zabumba entre outros.
Aos que hoje tem a oportunidade de ver Bruno Silva e Sarapatel com Pimenta nos palcos, principalmente de Cruz das Almas, percebem a linda magia que a banda tem de interação com seus fãs.

2 comentários:

  1. Uma das primeiras apresentações da iniciante banda foi na Casa da Cultura Galeno d'Avelírio. Regina Moraes, irmã de Zé, falou com a gente: "Zé e os meninos tão formando uma banda de forró, deixa eles darem uma canja aí?" Eles deram a canja, cresceram e apareceram. Agora eles bem que podiam dar uma canjinha de novo.

    ResponderExcluir