Postagem em destaque

História e Vida

Mary Lêda Barreto Caldas Silveira, conhecida artisticamente como Meyre Kal, é uma cantora, locutora, produtora artística e cultural, nascid...

sábado, 14 de maio de 2011

PERSONALIDADE CRUZALMENSE – Os Tons de Zinaldo Velame


Sua voz lembra o timbre de Raimundo Fagner, um dos seus ídolos. Muitos devem se lembrar da canção “Vôo Rasante” de Lui Muritiba, uma canção que fora interpretada por Zinaldo Velame, em suas apresentações ao vivo, de forma ímpar.

Ouvir Zinaldo cantar é ratificar que Cruz das Almas também tem artistas que fazem música de qualidade!

O cantor e compositor nasceu em 13 de maio, em Cruz das Almas (Ba), e é o mais atuante nos comentários do blog de Meyre Kal (de quem também se declara um fã). Aproveitamos para agradecê-lo a participação intensa.

Zinaldo Velame formou-se em Agronomia pela UFBA. É Mestre em Ciências Agrárias - Ciência do Solo pela UFRB. Seu primeiro contato com a música aconteceu no tempo em que estudava no Colégio Cruz das Almas, onde formou, com os amigos Haroldo, Vagno, Marcos, Kinor e Roberto o grupo musical Carefree. Suas primeiras composições aconteceram durante os ensaios do grupo, em parceria com Kinor ou Toinho Fiais (hoje integrante da Anacê). Pouco depois Zinaldo começou a compor sozinho. Suas primeiras músicas foram: Folha Seca e Corpo Ardendo. Com Corpo Ardendo participou de vários festivais em Cruz das Almas e em outras cidades obtendo reconhecimento e ganhando prêmios. Em 2005, com o guitarrista Robertinho Lago gravou um CD de divulgação de seu trabalho, com o título, Algo Mais. Zinaldo já compôs mais de cem músicas. Entre os vários parceiros destacam-se: Kinor, Marcio Arruda, Junior, Nelson M. Filho, Graça de Sena, Ian Ferreira, Luciano Fraga, Lita Passos, Luciano Passos, Marcelo Machado e Fernando Galotti. Outra paixão desse artista é a poesia.

Dentre eventos importantes onde Zinaldo se apresentou, destacamos a Expoflores e a noite em que Cruz das Almas conheceu o show da banda Coro de Cor na Casa da Cultura Galeno d’Avelírio, em 2009.

Em breve Zinaldo lançará o seu segundo CD, Tons, onde canta as palavras de amigos poetas.

Parabéns e muitos anos de vida, poesia e música para nosso querido Zinaldo Velame!

No ano de 2001, o flagra do encontro musical entre Zinaldo e Meyre na Casa da Cultura de Cruz.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelas palavras! Vocês estão ajudando muito a cultura de Cruz das Almas, divulgando e apresentando artistas. Abraço, Zinaldo.

    ResponderExcluir