Postagem em destaque

História e Vida

Mary Lêda Barreto Caldas Silveira, conhecida artisticamente como Meyre Kal, é uma cantora, locutora, produtora artística e cultural, nascid...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Designer Marcelo Rosenbaum elogia artesanato baiano de Maragogipe


As panelas de cerâmica produzidas pelos artesãos de Coqueiros, distrito de Maragogipe, a 130 km de Salvador, chamou a atenção do designer Marcelo Rosenbaum. Ele realizou uma palestra na noite desta quinta-feira, 14, no mezanino do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, durante a V Rodada de Negócios de Artesanato da Bahia, que prossegue até esta sexta-feira, 15. Rosenbaum é o arquiteto que trabalha com o apresentador Luciano Huck, no Caldeirão do Huck da Rede Globo, no quadro “Lar Doce Lar”.


Marcelo visitou o espaço da rodada e elogiou o trabalho dos artesãos baianos. Um dos produtos que ele comprou foi a panela de cerâmica de Coqueiros. O designer destacou que a Bahia tem uma tradição cultural e criativa que é conhecida em todo o Brasil. No entanto, para Marcelo, é necessário que o País valorize mais o trabalho artesanal. “Em outros países, o que é feito a mão é mais caro. No Brasil, é necessário que esse trabalho seja mais valorizado e um caminho para isso é a educação”, afirmou.

O designer também aprovou a metodologia da Rodada de Negócios. “É fundamental você ajudar que esses profissionais agreguem valor aos seus produtos. Mas não adianta fazer isso, se os artesãos não tiverem o acesso a mercado. Por isso, a iniciativa da rodada é excelente para suprir essa necessidade”, completou.

Na palestra, Marcelo Rosenbaum apresentou o seu projeto “A Gente Trabalha”, que utiliza o design e o conceito de valorização do artesanato para mudar a vida de pessoas de comunidades pobres. O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, reforçou o papel da instituição em apoiar iniciativas como essa, que busquem a valorização da identidade cultural dos povos. “Vamos continuar fomentando o empreendedorismo e apoiando os artesãos baianos. É preciso inovar, introduzir novas tecnologias para otimizar a produção, mas sempre mantendo a identidade cultural”, destacou.

Para o presidente da Associação Cerâmica de Coqueiros, Ademir Santos, o reconhecimento por parte de Marcelo Rosenbaum é um grande estímulo para os artesãos. “É sempre bom quando alguém que tem uma visão mais apurada, como Marcelo Rosenbaum, nos dá esse retorno. É o reconhecimento, também, da nossa identidade e das nossas tradições”, disse Ademir. É a primeira vez que a Associação participa de uma Rodada de Negócios. “A principal vantagem é podermos divulgar os nossos produtos e fazer contatos com grandes compradores”, exaltou.

O evento é realizado pelo Sebrae e Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Conta ainda com o apoio dos Correios e da empresa Xarmonix.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário