quinta-feira, 17 de março de 2011

Joelma, Tita, Angela, Patrícia, Gil, Danny, Tito – grandes nomes do Backing Vocal Baiano

Marcelo, Patrícia e Tito (Backing Vocals de Ivete)

Grandes bandas e artistas da Bahia não dispensam nas suas apresentações e gravações o acompanhamento de vozes que embelezam e preenchem as suas músicas. Os backing Vocals são profissionais de suma importância, e que dão um grande suporte para as vozes principais. Alguns preferem trabalhar com o coro (seria um backing mais bem elaborado, com a divisão das vozes). De uma forma ou de outra, o certo é que a profissão tem sua importância e emprega muitos profissionais.

Selecionamos alguns artistas que tem em seu currículo musical a atuação como backing vocals e com quem trabalharam:

Ivete Sangalo - (Lui Muritiba)
Daniela Mercury - (Gilberto Gil, Ricardo Chaves, Bloco Eva)
Carla Visi - (Cid Guerreiro e Trio Dodô e Osmar)
Cláudia Leite - (Daniela Mercury e Cia do Pagode)
Aline Rosa - (Déa Lessa)
Carla Cristina - (Jau Peri)
Ana Mametto - (Cláudia Leite)
Fredd Moura da banda Voa Dois - (Netinho)
Vânia Abreu - (Gerônimo, Jorge Zarath, Netinho e Banda Cheiro de Amor)
Meyre Kal – (Tânia Luz e Nairzinha)
Alvinho da Mr. João (Netinho)
Daniela Tourinho (Daniela Mercury)
Ivana Dantas (Daniela Mercury)
Mariene de Castro (Carlinhos Brown, Márcia Freire e Timbalada)
Andrea Costa Lima (Banda Beijo com Gilmelândia)
Danny Nascimento (Daniela Mercury)

Patrícia Sampaio, Rose Alvaia, Tita Alves, Paulinho Caldas, Angela Lopo, Renan Ribeiro, Dalmo Medeiros, Andréa Caldas, Gil Alves, Jorge Zárath, Fleury Ramos e Maurício (Cheiro de Amor), Tito Bahiense, Luciano Calazans, Débora e Alessandra (Terra Samba), Oscar Torres, Luciana Cirne, Renan Ribeiro, Carlinhos Marques são alguns nomes que trabalham como backings em gravações ou em shows.

Muitas bandas ainda têm seus vocalistas que fazem vozes principais em algumas músicas, e o backing ou o coro para as canções que são interpretadas por outros colegas.

Patrícia Alvaia é uma cantora que merece destaque na nossa fala. Ela trabalhou com o cantor Netinho, com a banda Cheiro de Amor (tanto na época de Carla Visi, quanto no retorno de Márcia Freira) e ainda com Margareth Menezes. Patrícia é irmã da cantora Rose Alvaia (que também fez backing para Ivete Sangalo e Cláudia Leite). Com a saída da cantora Márcia Short da Bamdamel, Patrícia Alvaia a substituiu, juntando-se à Alobened Airam e Joka Barreto, e deixou sua voz registrada como principal em canções do CD Mãe Preta. O maior sucesso da Bamdamel na voz de Patrícia foi “A Flor do Olodum”.
Patrícia Alvaia (Bamdamel)

Já o maior destaque vai para a linda voz da cantora Joelma Silva, dentre a sua lista está Bândabah, Márcia Short, Tonho Matéria, Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Cláudia Leite. Joelma Silva é irmã do guitarrista e diretor musical Gerson Silva, que hoje trabalham juntos na banda da cantora Cláudia Leite.
Joelma antes de enveredar pelo ramo do backing foi vocalista da Banda Oliveira, e foi substituída por Meyre Kal. Essa troca de vocalistas para a Oliveira deixou uma grande amizade entre as duas cantoras, que passaram também a fazer pequenos trabalhos juntas.
Daniela Mercury e Joelma Silva cantado "Dara" – Farol da Barra - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário