segunda-feira, 28 de maio de 2012

Lançamento da Escola de Forró em Cruz das Almas


A cidade de Cruz das Almas na próxima sexta-feira, 01/06, implantará o projeto Escola de Forró. Uma iniciativa que irá capacitar jovens das escolas públicas estaduais e municipais, na primeira escola pública de forró da Bahia.
O projeto visa fortalecer a cultura do forró, as quadrilhas juninas e a Fanfarra Municipal Cruzalmense. A Escola terá um investimento total de R$456.845,79, dos quais, vinte por cento é referente à contrapartida do governo municipal, que também cederá as galerias do Estádio Municipal Carmelito Barbosa Alves para as aulas e oficinas do projeto. Uma grande parceria do município com o Governo Federal e o Ministério da Cultura.
A Escola de Forró contemplará além de fanfarra, duas quadrilhas, cursos de ornamentação e decoração junina (carpintaria, pintura, marcenaria, costura), aulas de canto, dança e música com ensino de sanfona, zabumba, percussão, triângulo e outros instrumentos musicais.
Dezesseis instrutores estarão envolvidos diretamente no projeto que beneficiará ao menos 190 jovens da rede pública de ensino, entre eles as cantoras, e agora professoras de canto, Ana Paula Oliveira e Meyre Kal.
Jota Silveira, diretor de Eventos Populares da Secretaria de Cultura de Cruz das Almas, revela que “o projeto nasceu a partir de uma oficina de elaboração de projetos realizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a UFRB. Começamos o projeto lá e o concluímos na Secretaria de Cultura, que apoiou integralmente a iniciativa e levou a ideia à frente, até ela virar uma realidade”, afirmou o idealizador do projeto.
O Lançamento da Escola de Forró será às 17h, no Coreto da Praça Senador Themístocles, logo em seguida o projeto O Artista Vai à Praça promove apresentações com alguns dos artistas  da cidade, entre eles Cangaceiros de Canudos, Levada da Zabumba e Forrojão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário