Postagem em destaque

História e Vida

Mary Lêda Barreto Caldas Silveira, conhecida artisticamente como Meyre Kal, é uma cantora, locutora, produtora artística e cultural, nascid...

sábado, 14 de agosto de 2021

Simpósio discute propostas para a cultura de Cruz das Almas


A comunidade artística e cultural, ao lado de promotores de manifestações das mais diversas áreas e objetivos, representados pela Comissão de Cultura de Cruz das Almas, realizou nessa sexta-feira, dia 13 de agosto, na Câmara de Vereadores o I Simpósio Cultural de Cruz das Almas.



E como se propõe um simpósio, especialistas e detentores de valores únicos da cultura, no mais essencial de sua expressão, expressaram opiniões e pontos de vista no intuito de apresentar caminhos para a promoção do avanço e valorização dos diversos atores de promoção de arte e cultura do município, principalmente para o cenário pós-pandêmico que se desenha.




No início tivemos a Dança do Ventre, com a cruzalmense Yasmim Zambara e o Hino de Cruz das Almas na interpretação de Meyre Kal. Fizeram parte da mesa de Abertura  o presidente da Casa, Thiago Chagas, o vice-prefeito André Eloy, Professor Jânio Roque, Benedito Paiva, Dr. Vagner Santana, Paulinha Oliveira, Cida Mascarenhas, Paulo Tear, Hildebrando Sena, Errivance, o comunicador Lucas Almeida, hoje integrante do time do Programa da TV Bahia, Mosaico Baiano, Lucas que é cruzalmense fez questão de participar do evento e encontrou uma brecha em sua agenda e a outra presença ilustre, foi do cantor e compositor Del Feliz (ele que já tem o Título de cidadão cruzalmense), um eterno defensor da cultura nordestina, da arte e seu valor transformador.



Apesar das ausências do Prefeito e do Secretário de Cultura, o vice-prefeito André Eloy em sua fala  declarou que “essa retomada é difícil. A forma respeitosa que esse evento está sendo conduzido abre um grande diálogo com a gestão pública municipal para que, a partir do fim da pandemia ou a partir da permissão da realização de eventos, termos os melhores e maiores eventos que Cruz das Almas pode oferecer”.

Também estiveram presentes os Vereadores: Ricardo Pinheiro, que substituiu o presidente, que precisou se ausentar por causa de outra agenda, Osvaldo da Paz, Pablo Resende, Paulinho Policial, Pedro Melo e a vereadora Nádia Moura. O evento foi transmitido ao vivo pelo You Tube e contou com uma participação limitada de presentes por conta dos protocolos de segurança. A Euterpe Cruzalmense encerrou o evento tocando músicas populares .

Deste Simpósio, será construído um documento de importante teor, com o intuito de gerar valor e potencial aos fazedores de cultura do Município de Cruz das Almas, para que estes sejam maximizados e colocados em seu melhor podium.







Comissão organizadora:  @biinhow_ferreira @profanailtonfranco @yasmimzambara @adrianosiilva_ofc2  @mestre_nego_jay  @telmacarvalho49 @meyrekal_forrobeijudecoco @bimbadagente @cantorapaulinhaoliveira @mirian0673 @beneditopaiva

Quem quiser assistir à gravação do evento pode acessar ao link I Simpósio de Cultura.

#SimpósioCulturaldeCruzdasAlmas #ComisãodeCulturadeCruzdasAlmas #CruzdasAlmasBahia #discutindoarteecultura #manifestaçõesculturais #MeyreKal #MeyreKaleForróBeijudeCoco #LucasAlmeida #PaulinhaOliveiraForrozeira #DelFeliz #SambadoMachucador #SambadaEnxada #TVBahia #MosaicoBaiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário