Postagem em destaque

História e Vida

Mary Lêda Barreto Caldas Silveira, conhecida artisticamente como Meyre Kal, é uma cantora, locutora, produtora artística e cultural, nascid...

segunda-feira, 23 de março de 2020

Música Canto de Dor hit de Meyre Kal no You Tube




“É hora de acordar e cantar liberdade!
É hora de acordar e cantar nossa dor!”

Esses versos são da canção “Canto de Dor”, uma música que parece ter sido feita pra esse momento em que o Brasil e o mundo está vivendo. Entretanto, foi composta por Jorge Silveira Jota e gravada pela cantora Meyre Kal há 28 anos.

Pelo sentimento da perda do filho do casal, Ciro Adriel, Jota e Meyre levaram aos amantes da música de Cruz das Almas (Ba) e região, uma canção tocante que, em meio ao sentimento da perda do rebento que se foi com sete meses de vida, buscaram levar reflexões sobre paz, guerra, amor, esperança, dor, igualdade, irmandade.

A canção tem como base rítmica o Axé Music. Genuinamente baiana, e mesmo ao versar numa poesia que leva à reflexão, traz em seu bojo a batida do samba-reggae, que faz todo mundo se balançar e buscar aquela alegria guardada no fundo da alma, e contraditoriamente, lembra a luta e a vida sofrida do povo negro. No momento em que se vê nações em desarmonia pelo poder, países em desalinho justificado pela fé, e desencontros de pensamento, falta de respeito e falta da prática da solidariedade mútua, que contraditoriamente são praticados levados pelos panos de fundo da política, desigualdade social, racial e de gênero.

Pra completar esse pacote, agora em 2020, vem a luta do mundo pra conter a disseminação do Coronavírus. Onde, cada um precisa ficar em seu canto, quietinho, em prol de todos, mas, pode aí ser o momento “do muito cantar”, e cantar vários cantos, mesmo que seja um “canto de dor”.


No ano em que o Axé Music completa 35 anos de existência, é também relembrada a canção Canto de Dor, que faz 28 anos e merece ser vista, revista e apreciada por um maior número maior de pessoas, e relembrada por quem tanto curtia e nem imaginava o quanto ela estaria com uma mensagem tão atual anos depois.
Agora com um novo arranjo, foi cantada ao vivo por Meyre Kal em sua terra natal, na Casa da Cultura de Cruz das Almas, no dia 07 de março de 2020, em um evento que reuniu diversos outros artistas da cidade cantando a alegria e celebrando a vida.
Os músicos que acompanharam Meyre Kal foram Bidiu Show na percussão, Dau Fernandes na Bateria, Guto Louvores nos teclados, Miro Filho na guitarra e Cidinei Lima no contrabaixo. O evento foi realizado pela Fundação Cultural Galeno D’Avelírio.

Canto de Dor
Composição: Jorge Jota Silveira

Eu canto e meu canto reclama paz
Enquanto outros homens a guerra faz
Eu danço pra chamar sua atenção

Encanto da noite santa
Encanto do santo dia
Em todo canto há poesia

Há quem cante sua dor
Não vejo vitória em quem mata em nome do amor
Não vejo verdade em quem fala em rebelião
Não vejo igualdade nos homens que falam de seu salvador
Em tudo somos diferentes
Na dor é que somos irmãos

É hora de acordar e cantar liberdade!
É hora de acordar e cantar nossa dor!

Um comentário:

  1. #meyrekal
    #cantodecor
    #cantoradecruzdasalmas
    #axemusic
    #cruzdasalmas
    #fiqueemcasa
    #isolamentosocial
    #axedasantigas
    #bandasdeaxe
    #axeanos80e90

    ResponderExcluir