Postagem em destaque

História e Vida

Mary Lêda Barreto Caldas Silveira, conhecida artisticamente como Meyre Kal, é uma cantora, locutora, produtora artística e cultural, nascid...

terça-feira, 22 de julho de 2014

Dia 25 de Julho apresenta shows gratuitos com artistas cruzalmenses!



Próxima sexta-feira, dia 25 de julho de 2014, a música cruzalmense ganha destaque especial, tanto na Cidade Planalto quanto na capital baiana. Exatamente no mês em que a terrinha completa 117 anos de emancipação política, parece que os artistas de Cruz das Almas,resolveram homenagear a sua casa e mostrar o melhor de seus trabalhos.

Como o assunto é aniversário, não fazendo parte da programação oficial do aniversário da cidade (29 de julho), a Casa da Cultura de Cruz das Almas completa em 25 de julho, 27 anos de atividades, e junto com a Fundação Galeno D’Avelírio montou uma programação especial onde as pinturas e poesias de Reinadi Sampaio Flor estarão à mostra; haverá o lançamento dos livros ‘A História Política do Cruzeiro das Almas’ - de Hermes Peixoto e ‘Gente, Nomes e Apelidos’ - de Rey Cônsul, os autores estarão presentes em sessão de autógrafos; a Casa da Cultura sofrerá uma intervenção poética com o Grupo Desabafo Teatral celebrando o centenário de Jacinta Passos; a DJ Abençoada ficará com a responsabilidade de fechar a noite; porém antes o palco da Casa receberá duas grandes apresentações musicais, uma será um encontro entre as artistas Alana Sena e Priscila Sales juntas no mesmo palco, e a outra atração será a cantora Cássia Maria & Que Banda é Essa?
Enquanto a Casa da Cultura de Cruz das Almas estiver em plena borbulha cultural, a cidade de Salvador, e mais precisamente a Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, receberá em seu palco o grande instrumentista e compositor Robertinho Lago, que virá acompanhado da Banda Trielétrica. Robertinho Lago promete levar ao palco músicos comprometidos com a boa música, pretende levantar o chão da praça Pedro Arcanjo, no Pelô, com muita MPB e Axés, com arranjos especiais feitos em sua guitarra baiana.
Robertinho Lago é o idealizador do Arrastão "Atrás do Trio Elétrico", trata-se de uma grande festa de rua que acontece sempre todo dia primeiro de cada ano e Robertinho em 2013 realizou nada mais que a nona edição da grande folia que percorre com um Trio Elétrico as principais ruas de Cruz das Almas.


Verso do LP 'É de Felicidade' - Banda Tapajós


Robertinho Lago começou a tocar de forma autodidata, no fundo de casa, onde ocorriam os ensaios, entre 13 e 14 anos tocou pela primeira vez em cima do trio Carbasa (famoso trio de Cruz das Almas) Naquela época ainda não era comum cantores em trios elétricos, assim, a guitarra era o destaque. Sua musicalidade foi influenciada por grandes mestres da musica popular como: Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Pepeu Gomes e seu ídolo maior Armandinho Macedo. Este último, além de ídolo é um grande amigo, que em 2012, em Cruz das Almas numa praça pública, presenteou Robertinho com uma nova guitarra baiana no momento em que Lago fazia uma participação especial no show da banda Armandinho, Dodô e Osmar. No início da década de 90 Robertinho foi integrante da Banda Energia, que na época contava com os vocais de Haroldo Melo e Meyre Kal, pouco depois passou a integrar o Trio Elétrico e Banda Tapajós.  Posteriormente a banda veio a ser chamada de Ouriço, com essa turma gravou dois álbuns e permaneceu por sete anos, tendo inclusive canções de sua autoria sendo gravadas pela banda entre elas os sucessos ‘Mareô’ e ‘Um Terêrê’. Outras bandas também gravaram composições de Robertinho a exemplo da Nova Banda e Pimenta N’Ativa.


Na Praça Multiuso de Cruz das Almas em 2012 - Armandinho e Robertinho Lago

A Programação em Cruz das Almas na Casa da Cultura está prevista pra iniciar às 20h, já o show no Pelourinho será às 21h, ambos os eventos são gratuitos.
Fotos: Divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário