Postagem em destaque

História e Vida

Mary Lêda Barreto Caldas Silveira, conhecida artisticamente como Meyre Kal, é uma cantora, locutora, produtora artística e cultural, nascid...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PERSONALIDADE CRUZALMENSE - Uélita Luz ou simplesmente Ura – uma das cantoras de destaque de Cruz das Almas


Uélita (Ura) no palco da Casa da Cultura Galeno D'Avelírio - 2011


“Som de pica-pau” e “Senhora do Bom Sucesso” são alguma das músicas que fizeram grande sucesso na Bahia gravadas com sua voz; à época em que era uma das vocalistas da Banda Energia na década de 90. Uélita era comparada ao furacão Márcia Freire, no palco. A Banda Energia foi a primeira banda de Cruz das Almas que gravou LP (vinil) e conseguiu tocar suas músicas em vários estados do país, principalmente a canção “Sem dinheiro no bolso” na voz do cantor Armando.

Ura, ao lado de outros músicos da Banda Energia - década de 90
(numa foto que seria capa do 2º LP da Banda Energia, mas que não foi lançado)

Como uma artista eclética, a cantora, para alguns Ura e para outros Uélita Luz, entoa seu canto em interpretações de estilos variados.

Entre Meyre Kal e Ura há uma curiosidade interessante: ambas foram cantoras das bandas Energia e Estrelar. No caso das duas bandas Uélita ingressou nos vocais destas sempre após a saída de Meyre.

Casada com o guitarrista e compositor Robertinho Lago, Ura, eventualmente apresenta-se principalmente em Cruz das Almas cantando MPB, música pop, canções românticas, forró e outros estilos, acompanhada ou não do marido.

Entre um palco e outro Ura dedica-se a cuidar de um casal de filhos e outras atividades profissionais.

Entre apresentações de destaque em que Uélita esteve presente destaca-se o show da Edição do “Prêmio Evidência Empresarial e Profissional 2010” e o projeto “Operárias da Arte” que é o show coletivo com sete cantoras da Cidade Planalto, com grande repercussão no estado.

Del Feliz, e as cantoras do "Operárias da Arte"
em Junho de 2011 nos camarins da Casa da Cultura de Cruz das Almas (Ba)

Para quem está com saudade de vê-la cantar, no dia 17 de novembro, quinta, às 17h, na Biblioteca Municipal Carmalito Barbosa Alves Ura divide uma apresentação com o cantor Geraldo. Esta apresentação faz parte da segunda edição do projeto Cultura com Café promovida pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer do município.

Já no dia 25 do mesmo mês, Ura, ou Uélita volta a soltar a voz e estará participando do projeto “O Artista Vai à Praça”. Cantará no Coreto da Praça Senador Themístocles com Só A Nata, Fabrício Salomão, Cássia Maria, Uh! Neto, e, mais uma vez, o cantor Geraldo.

Ambos os projetos visam oferecer ao público de Cruz das Almas mais uma opção de lazer e divulgar os trabalhos dos artistas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário