Postagem em destaque

História e Vida

Mary Lêda Barreto Caldas Silveira, conhecida artisticamente como Meyre Kal, é uma cantora, locutora, produtora artística e cultural, nascid...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Especial "A Raiz do Brasil" da TVE Bahia terá a participação de Meyre Kal



Um passarinho verde nos contou que a cantora Meyre Kal, foi convidada pela produção da TVE Bahia (emissora ligada ao IRDEB - Instituto de Radiodifusão da Bahia), para integrar o documentário "A Raiz do Brasil". Este ano o tema da transmissão do "Nosso São João" da TVE é a mandioca, e nada mais apropriado que a participação de Meyre Kal, líder e vocalista da banda de forró Beiju de Coco. Uma iguaria derivada da mandioca.
A participação de Meyre Kal, juntamente com as "Operárias da Arte" (show coletivo de sete cantoras de Cruz das Almas - Ba) no último dia 18 de Abril na Casa da Cultura Galeno d'Avelírio, foi de fundamental importância para este convite. Tendo em vista que a equipe da TVE se encantou com o trabalho de Meyre.
A Beijú de Coco, participou em 2009 da gravação do documentário "Revelando os Brasis" da TV Futura com uma temática também voltada ao universo do Beiju de Coco.
As gravações do "A Raiz do Brasil" estão previstas para esta semana em Cruz das Almas. E devem ir ao ar no período junino para toda a Bahia.

Sucesso à Meyre Kal, à Beiju de Coco e à TVE Bahia!

Olodum, 32 anos de glória!




Ontem, 25 de Abril de 2011, foi comemorado 32º aniversário da Banda Olodum, um dos grupos de percussão de maior sucesso e expressão no mundo. O Olodum já tocou para grandes artistas, dentre eles Paul Simon e Michael Jackson.
O Olodum, é muito mais que uma banda, na verdade é uma entidade, e conta com Escola e Projetos de inclusão social que servem de modelo para todo o mundo.

Salve o Olodum! Parabéns!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PERSONALIDADE CRUZALMENSE – Lita Passos, atriz e poeta

Atriz, poeta e administradora, Lita Passos nasceu em de Cruz das Almas (Ba) e publica poemas desde 1990 em jornais e revistas literárias, teve participação na coordenação Revista Iararana - Bienal do Livro 2005; Recital poético na Palestra Vida e Obra de Jacinta Passos; coordenação Fundação Pedro Calmon – 2005, recitais poéticos e peças teatrais; participou em 2006 dos projetos Imagem do Verso e SOLTANDO O VERBO em Salvador-Ba. Foi Presidente da Fundação Cultural Galeno d'Avelírio (Casa da Cultura de Cruz das Almas) e Diretora de Cultura da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Foi casada com o saudoso poeta e escritor Luciano Passos.

Participou da Coletânea Mapa das Ilusões com o livro Conteúdo Suspeito em parceria com Graça Sena, e da Antologia Poética Brasil/Espanha com o livro Nosotros, publicado pela Editora Pórtico.

Ganhou um concurso de poesia promovido pelo Jornal A Tarde.

Como atriz participou do Projeto Todo Mundo Faz Teatro - Básico e Avançado, (Direção Filinto Coelho) com as peças:

As Alegres Comadres de Windsor (W.Shakespeare);
O Mambembe (Artur de Azevedo e José Pita).

Participou das peças:

A Ponte (Kafka)
Cão sem Plumas(João Cabral de Melo Neto)
Conversa Mineira(Fernando Sabino)
A Casa Tomada (Hermes Peixoto)
Procura-se um Poema (Luciano Passos)
Dama Lua (Nelson Magalhães Filho)
O Arquiteto (Chaval)
Lixo (Luis Fernando Veríssimo)

Lita Passos - Peça teatral "As Alegres Comadres Daqui"

Livros Escritos:

CONTEÚDO SUSPEITO (Versos envenenados) - Lançado em 1988, em parceria com a poeta Graça Sena.
OLHAR DE FACA BRUXO
VINHOS, VIDROS E VIOLETAS
FLORES DE FOGO - Lançado em 1994
AS COLMÉIAS DA NOITE
O BRILHO SINISTRO DOS GIRASSÓIS
NOSOTROS - Lançado em 1996
A MÚSICA DAS ESTRELAS
NINHOS DE GARÇA - Livro de Poemas
VISÃO ABISMAL DE UM
O SERTÃO DO SILÊNCIO
CEPA/ POESIA - Lançado pela Editora CEPA - 1999. Textos de escritores brasileiros
OS RUGIDOS DO TEMPO
DOCE LAMENTO

Fontes: http://www.cruzdasalmas.com.br/litapassos/index.html e http://www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com/

sábado, 23 de abril de 2011

Sarapatel e Sandra em Cruz das Almas no Sábado de Aleluia!

Neste sábado, 23 de Abril, o que não falta é opção de diversão para quem quer aproveitar a trégua que a chuva deu em Cruz das Almas.
Destacamos a apresentação de Sandra Senna na Praça Senador Themístocles no Chalé de Barro, às 21h. Sandra promete acalentar os corações apaixonados com muita MPB, e depois botar a galera pra dançar ao som de muito forró.

Já o ensaio de Forró da banda Sarapatel com Pimenta será no Teatro Laranjeira, e além de Bruno Silva que promete arrepiar os seguidores da Sarapatel com Pimenta, o palco do Laranjeira recebe também a banda Estakazero e a dupla Kiko Vannuti e Juliano. Este show está marcado para começar a partir das 22h.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vídeo de Meyre Kal na transmissão ao vivo da TVE Bahia - Operárias da Arte no projeto Nosso São João

Vídeo da participação de Meyre Kal cantando na Casa da Cultura Galeno d'Avelírio de Cruz das Almas em 18 de Abril de 2011; acompanhada pela banda "Espadas de Fogo" (formada especialmente para este projeto) Nesta banda podemos ver os músicos Romero (sanfoneiro da Sarapatel com Pimenta), Fabrício Salomão (percussionista da Acarajé com camarão), Alan Cerqueira, Cid e outros. Projeto Nosso São João 2011 da TVE Bahia. Transmissão ao vivo com participação de Raimundo Sodré, Del Feliz, Beto Rebelde, Rogério Lima, e as sete cantoras de Cruz das Almas do show Operárias da Arte (Alana Sena, Cássia Maria, Geysa Coelho, Sandra Senna, Ravah Assis, Ura e Meyre Kal). Canção Forró do Interior de Chico Almeida gravada pela Beiju de Coco.

terça-feira, 19 de abril de 2011

TVE Bahia transmite ao vivo, de Cruz das Almas, o lançamento do Projeto “Nosso São João 2011” para toda a Bahia!

Raimundo Sodré e Meyre Kal

À chegada na Casa da Cultura Galeno d’Avelírio víamos uma mega-estrutura montada para as transmissões de um grande evento. Telões dentro e fora da “Casa”, quatro câmeras filmadoras, vários fotógrafos, fios, refletores, projetores, microfones e tudo o mais. Além disso uma equipe de profissionais de ponta: O apresentador do TVE Debate, Robson do Val, repórteres, produtores, câmeras e cabos-man, além do Diretor Geral do Irdeb Pola Ribeiro.

Muitas autoridades e pessoas de destaque de Cruz das Almas, dentre elas o vice-prefeito Valtércio Cerqueira; os comunicadores Silvio Caldas, Buneco Doido e Rei Cônsul; os produtores Guto Mathias e Bimba; os artistas Bruno Silva (Sarapatel com Pimenta), Márcio Arruda, os gêmeos Franz e Felipe, Robertinho Lago, Zé Fernand's, Geraldo (saxofonista), Jota Silveira e Léo Sena.

Celebrada todos os anos no dia 22 de abril, mesma data do Descobrimento do Brasil, a comemoração do Dia da Mandioca foi antecipada para esta segunda-feira (18/04) e deixou a Casa da Cultura na atmosfera da mandioca, com muita farinha, beiju e muitos outros derivados.
A equipe da TVE, emissora ligada ao IRDEB (Instituto de Radiodifusão da Bahia), além de transmitir a noite do lançamento do “Nosso São João”, encerrou as gravações do documentário: Mandioca, Raiz do Brasil.

O evento também foi transmitido em tempo real pelo portal do Irdeb na internet, para todo o mundo.

Abaixo, algumas imagens da noite.

O cantor Del Feliz Abriu o show no Palco da Casa da Cultura de Cruz das Almas

Logo depois as “Operárias da Arte”, show que vem se destacando em Cruz das Almas, apresentaram um repertório com muito forró tradicional, a primeira foi Cássia Maria que cantou “Feira de Mangaio”

Alana Sena executou “Noda de Caju” e uma canção da banda Estakazero

Geysa Coelho, com sua interpretação fervorosa, levou o público ao delírio

Sandra Senna com muita elegância, também deu seu recado

Ura, bela como sempre, matou a saudade da galera de vê-la cantar forró

Ravah Assis, pôs o público pra dançar

E Meyre Kal, que hipnotiza qualquer um com sua linda voz, entrou no tema da mandioca e cantou “Farinha” de Djavan e "Forró do Interior", uma composição de Chico Almeida gravada por ela na Banda Beiju de Coco

Os homens voltaram ao palco, e Beto rebelde foi o primeiro

Depois Rogério Lima, com sua voz possante

E por fim, o grande homenageado da noite, Raimundo Sodré acompanhado da banda “Espora de Fogo” (formada por grandes músicos de Cruz).

Nos camarins as cantoras de Cruz das Almas e Raimundo Sodré

O diretor da TVE Pola Ribeiro elogia Meyre Kal por sua performace no palco

O cidadão cruzalmense Del Feliz e Meyre

Meyre Kal e Graça Sena, diretora da Galeno d'Avelírio

O produtor e empresário Paulo Tear, da Tear Produções, marcou presença

Meyre Kal e Joselito Mota, colaborador da EMBRAPA e que vem dando destaque ao beiju em todo o Brasil

Meyre, que tanto entrevista, desta vez foi entrevistada por Ígor Baraúna da TVE Bahia

Antes da transmissão, flash ao vivo para o TVE Notícias

sexta-feira, 15 de abril de 2011

IRDEB (TVE e Educadora FM) LANÇA PROJETO NOSSO SÃO JOÃO 2011 EM CRUZ DAS ALMAS

Del Feliz estará na Casa da Cultura de Cruz das Almas

Um show de música regional, com a participação de Raimundo Sodré, Del Feliz, Cássia Maria, Geysa Coelho, Meyre Kal, entre outros artistas, marca o lançamento do projeto ‘Nosso São João 2011’, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), na próxima segunda-feira (18/04), a partir das 19h, em Cruz das Almas/BA. O evento será realizado na Casa de Cultura Galeno D'Avelírio e contará com a presença de artistas, intelectuais, jornalistas e autoridades públicas de Cruz das Almas e outros municípios. Quem abre a noite é um coletivo de sete cantoras, com o show ‘Operárias da Arte’.
Cássia Maria, Geysa Coelho, Meyre Kal, Ravah Assis, Sandra Senna, Ura e Alana Sena cantarão músicas de Sivuca, Flávio José, Chico Buarque, Gilberto Gil, Vital Farias, Luiz Gonzaga, Alccioly Neto e outros compositores. Em seguida, subirão ao palco, Rogério Lima, Antônio Roberto, Del Feliz e Raimundo Sodré.
“Promover esse evento e ampliar nossas coberturas e outras produções relacionadas aos festejos juninos faz todo o sentido, na medida em que nos posicionamos com uma tevê e uma rádio pública que, de fato, interage e repercute as manifestações dos vários territórios de identidade da Bahia”, afirma o diretor geral do Irdeb, Pola Ribeiro.
Ele diz que este ano o projeto “tem um gosto especial porque abraçamos, ao lado da Empresa Brasileira de Pesquisa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o tema da mandioca, uma planta que é o alimento e a expressão cultural ao mesmo tempo dos índios ao povo sertanejo”. O projeto prevê ainda a apresentação de documentários, especiais de TV e rádio, além de um CD com canções em torno do universo simbólico da mandioca.
O sexteto base para os shows em Cruz das Almas é formado por Alan Cerqueira (bateria), Fabrício Salomão (percussão), Sid (contrabaixo), Hugo Júnior (guitarra), Alisson (zabumba) e Romero (sanfona).

Fonte: http://www.salvadorcomh.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3555:irdeb-lanca-projeto-nosso-sao-joao-2011-em-cruz-das-almas&catid=41:babados-e-bordados-&Itemid=62

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Paula Alves, terapeuta corporal no Falando de Amor no Dia do Beijo

A ausência do toque ou o abuso deste, especialmente na infância, é fator determinante em boa parte dos traumas de cada indivíduo. Daí a Terapia Corporal ser fundamental no resgate de muitas destas questões.
Ontem, exatamente no Dia do Beijo, atitude que pode significar extrema importância no relacionamento entre as pessoas; não só casais, como também familiares e amigos, o programa Falando de amor com Meyre Kal, entrevistou a Terapeuta Corporal "Paula Alves", e esclareceu as dúvidas e curiosidades dos ouvintes da Rádio Santa Cruz FM.
http://www.radiosantacruzfm.com.br

terça-feira, 12 de abril de 2011

PERSONALIDADE CRUZALMENSE - Fábio Carmo - destaque em instrumento de sopro


Fabio Carmo Plácido nasceu em Cruz das Almas (Ba) no dia 15 de fevereiro de 1979, e teve seu primeiro contato com a música aos 12 anos na Sociedade Filarmônica Lira Guarani (tradicional banda filarmônica de música de Cruz das Almas), foi aluno do professor Antonio Dultra da Costa. Em 1999 ingressou no curso superior de música da Universidade Federal da Bahia, participou de várias apresentações com a Banda Sinfônica da UFBA, Orquestra sinfônica da UFBA, Orquestra Sinfônica da Bahia, audições de alunos da EMUS UFBA. Também participou de encontros nacionais e internacionais de trombone, seminários internos e internacionais da escola de música da UFBA.
Ministrou aulas de trombone no curso básico e oficina da UFBA em 2005 e 2007; apresentou-se como solista em vários concerto e recitais de trombone.
Além disso, no seu currículo musical constam participação no quarteto trombones Bones SSA, quinteto de metais Performance Metálica, Sonora Salvador orquestra, FVFO (Fôlego Vivo Frevo Orquestra). Na área popular o grupo baiano Pagodart, apresentações em casamentos, gravações e também acompanhando vários outros artistas baianos.
Para conhecer o trabalho de Fabio Carmo acesse seu My Space: http://www.myspace.com/fabioplacido

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Meyre Kal vai à cidade de Taperoá (Ba) e durante a Jornada Pedagógica 2011 entrevista entre outros nomes, Jorge Portugal!

Taperoá - Bahia
Com o Tema “Qualidade de ensino é prioridade do Governo e obrigação de todos”, aconteceu a II Jornada Pedagógica em Taperoá (Ba), de 21 a 25 de fevereiro. Jorge Portugal, Bule Bule e Levy Emmanuel foram presenças ilustres no evento e contribuíram com suas palestras e apresentações.
A Revista Canal enviou Meyre Kal como repórter, para cobrir a Jornada.

Jorge Portugal - professor, escritor, compositor, apresentador e poeta. Referência nacional em educação e língua portuguesa, nasceu em Santo Amaro da Purificação (BA). Entre outras obras, escreveu dezenas de músicas gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Daniela Mercury e Elba Ramalho.
Meyre Kal e Jorge Portugal

Bule Bule – cantor, compositor e repentista brasileiro
Bule Bule e Meyre Kal

Levy Emmanuel – cantor, compositor, músico, professor e poeta
A matéria será destaque na próxima edição da Revista Canal.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Festival de Artistas de Rua chega à Salvador e ao interior da Bahia em abril



A orla da Ribeira vai se transformar num verdadeiro picadeiro nos próximos dias 8, 9 e 10. É que vai começar o Sétimo Festival Internacional de Artistas de Rua, transformando em palco as ruas e praças da região itapagipana, que serão invadidas por músicos, mímicos, acrobatas, marionetes, palhaços, artistas plásticos e muito mais artistas de dez países diferentes.
Depois de Salvador, o espetáculo, que costuma tomar as ruas de onde passa, vai se instalar em Sobradinho, no dia 12, seguindo para Paulo Afonso, onde fica durante os dias 14, 15 e 16. O evento é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos e do alemão Bernard M. Snyder, co-idealizador, curador e diretor artístico do festival, também conhecido como “homem-banda”. Quem patrocina o evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, através do FazCultura, é a Chesf – Companhia Hidroelétrica de São Francisco -, que vai montar o Lounge Chesf na Ribeira para receber a imprensa e abrigar artistas e convidados.
Parabéns a Selma Santos e Bernard M. Snyder por esta iniciativa maravilhosa.

Diretor Artístico - Bernard M. Snyder
Diretora Geral - Selma Santos
Uma Produção:
Selma Santos Produções e Eventos
Salvador-Bahia-Brasil
www.selmasantos.com.br